Posted by : Francisco Geo segunda-feira, 16 de outubro de 2017

Estados Unidos da América são uma república federal formada por 50 estados agrupados, menos o arquipélago do Havaí e o Alasca.

Os Estados Unidos é o quarto maior país do mundo em extensão territorial.

A formação territorial dos Estados Unidos:

  •  No passado era uma colônia inglesa;
  • Povoamento no norte;
  • Pequenas e médias propriedades;
  • Policultores;
  • Mercado Interno;
  • Trabalho livre;
  • Base Liberais;
  • Exploração no sul
  • Latifundiários;
  • Monoculturas;
  • Mercado externo
  • Escravidão
  • Bases mercantilistas
  • Predomínio de protestantes
  • Mayflower – embarcação de imigrantes ingleses puritanos que saíram em setembro de 1620 da Inglaterra, a bordo do navio Mayflower, rumo aos Estados Unidos.
  • Peregrinos
  • Conversão de escravizados
  • Desenvolvimento da cultura gospel

- Independência dos EUA - Declaração de Independência foi redigida e assinada em 04 de junho de 1776.

. Questão do Chá - foi o principal vetor para a revolta contra a Inglaterra. Em 1770, cinco pessoas que protestavam contra essa lei na cidade de Boston foram assassinadas pela guarda inglesa. Uma onda de boicotes às determinações da coroa inglesa sobreveio após esse fato. 

. Guerra da Independência –
O movimento pela Independência dos Estados Unidos ocorreu na virada da década de 1770 para a 1780 e deflagrou uma guerra cujo fim, em 1783, selou a autonomia das Treze Colônias.

. Tratado de Paris - No dia 30 de novembro de 1783, os Estados Unidos da América e o Reino Unido assinaram o acordo de paz (Tratado de Paris) que pôs fim à Guerra que vinham travando desde 1776, na costa leste do norte da América e que representaria, na prática a separação das 13 colônias que a Inglaterra possuía naquela região, em franco desenvolvimento econômico. Nascia um novo país – os Estados Unidos da América, o primeiro estado do mundo inspirado nas ideias iluministas.

- Expansão Territorial

Acordos, compras, diplomacias e guerras: A expansão territorial se deu basicamente de quatro formas:

  • Compra -  da Luisiana à França à França;
  • Diplomacia - é exemplo deste formato de expansão a anexação do Óregon aos ingleses, em 1846, a partir de compensações de natureza diversas pelo direito de soberania ao território.
  • Guerra - nesta categoria, o México foi a maior vítima do expansionismo norte-americano, pois perdeu parte considerável de seu território original. Inicialmente, os colonos norte-americanos estabelecidos no Texas declararam a independência deste, logo depois aceitando sua incorporação aos Estados Unidos. Os conflitos iniciados com a ocupação de colonos dos EUA em várias partes de território pertencente ao México chegaria ao fim somente em 1845, através do tratado de Guadalupe-Hidalgo, que estabelecia a fronteira entre México e Texas, além de ceder aos norte-americanos as atuais Califórnia, Arizona, Novo México, Nevada, Utah e parte do Colorado por meio de uma indenização de 15 milhões de dólares.
  • Guerra contra as nações indígenas - em sua marcha para o Oeste, expandindo o território dos EUA, era imprescindível aos colonos que "pacificassem" os povos indígenas estabelecidos ao longo de todos os novos territórios, ocupando suas terras efetivamente. Provavelmente foram os povos indígenas aqueles que mais perderam com a filosofia do Destino Manifesto, sendo muitos deles exterminados, outros depararam-se com uma quase-extinção, outros acabaram assimilados aos dominadores.

- Ideologia da expansão territorial e econômica

. Doutrina Monroe (1823) – América para os americanos. Justifica o afastamento dos Europeus.

. Destino Manifesto (1844) - A doutrina do Destino Manifesto é uma filosofia que surgiu durante a década de 1840 e que foi amplamente divulgada e utilizada até meados de 1880. Criada pelos Estados Unidos, a doutrina do Destino Manifesto expressava a crença do povo norte-americano de que este havia sido eleito por Deus para comandar o mundo.

- Doutrina de naturalização das fronteiras
- Do Atlântico ao Pacífico
- Crescimento populacional
- Defesa das liberdades democráticas
. Ética protestante
- “O lucro como salvação”

. BIG STICK – política externa agressiva. Uso do poderio bélico dos EUA para interesse estratégicos.

- Expansão econômica dos EUA – Pós Segunda Guerra Mundial

. Fordismo + Keynesianismo (Estado do Bem-Estar Social)

. Anos Dourados – décadas de 1950 e 1960 – Forte crescimento econômico

. Anos de 1970 – Crise no Fordismo

- Produtos duráveis

- Crise do Petróleo

- Mão de obra cara

Era Reagan – 1981 a 1988
Republicano, neoliberal, aumento dos gastos militares (projeto guerra nas estrelas), crises econômicas e forte concorrência japonesa.

Era George Herbert Walker Bush (pai) 1989 – 1992
Governo bem parecido com o Reagan, de pouca popularidade.

Guerra do Golfo (1990-1991) - Em 1990 aconteceu a Guerra do Golfo Pérsico, que durou de 02/08/1990 até 27/02/1991.

Essa guerra envolveu, primeiramente, dois países: Iraque e Kuwait. Depois, outras nações entraram no conflito, dentre elas, os EUA.
Tudo começou quando o presidente iraquiano Saddam Hussein acusou o Kuwait de praticar uma política de super-extração de petróleo causando uma queda nos preços e prejudicando a economia iraquiana. Saddam também ressuscitou problemas antigos e exigiu indenização. Como o Kuwait não aceitou foi invadido por tropas iraquianas.

Era Clinton – 1993-2000
Democrata com uma política ambiental mais flexível, política externa mais amigável.

Acordo de Oslo (1993-1995) - Os acordos de Oslo foram uma série de acordos na cidade de Oslo na Noruega entre o governo de Israel e o Presidente da OLPYasser Arafat mediados pelo presidente dos Estados UnidosBill Clinton. Assinaram acordos que se comprometiam a unir esforços para a realização da paz entre os dois povos. Estes acordos previam o término dos conflitos, a abertura das negociações sobre os territórios ocupados, a retirada de Israel do sul do Líbano e a questão do status de Jerusalém.
Recuperação econômica.

Era George W. Bush – “filho” – 2001-2009

. Doutrina Bush - A Doutrina Bush é o conjunto de princípios e métodos adotados pelo presidente George W. Bush para proteger os EUA depois dos atentados de 11 de setembro, consolidar a hegemonia americana no mundo e perpetuá-la indefinidamente.

. Guerra ao Terror (Afeganistão: 2001, Iraque: 2003)

. Ataques preventivos

. “Eixo do Mal” A expressão "Eixo do Mal" foi utilizada pelo presidente dos Estados Unidos, George W. Bush, em seu discurso anual no Congresso norte-americano em 2002, para se referir a três países (“Estados vilões”) que constituíam uma grave ameaça ao mundo e à segurança dos Estados Unidos: Coréia do Norte, Irã e Iraque.

- Crise do Subprime (2008) - A partir do ano de 2008, o cenário econômico mundial passou a viver em um período sombrio, do tipo que não se via desde a Grande Depressão de 1929, quando o capitalismo passou pela sua pior crise econômica. A grande diferença, no entanto, da recente ocasião que afetou, sobretudo, os países desenvolvidos em relação às crises anteriores foi que essa se tratava de uma crise financeira, ou seja, um colapso no sistema global de especulação econômica para a obtenção de lucros.   
No caso dos Estados Unidos, o governo precisou aumentar o lucro e diminuir o crédito para conter o crescimento da inflação que, então, passou também a ser uma ameaça em virtude da aceleração da valorização do preço dos produtos. Com isso, o mercado esfriou e os imóveis passaram a valer menos, o que contribuiu para que muitas pessoas deixassem de pagar suas hipotecas, que se tornaram “subprime”, difundindo a crise, que, por isso, também foi chamada de crise do subprime.

Era Obama – 2009-2016
. Governo contraditório
- Fim da guerra do Iraque x Manutenção da Guerra no Afeganistão e ataques aéreos ao Estado Islâmico no Iraque.
- Tentativa de legalizar 5 milhões de imigrantes da História.
- Tímida recuperação econômica
- Obamacare
                                                                                                                                            
Fontes:
brasilescola.uol.com.br/geografia/reforma-sistema-saude-nos-estados-unidos.htm














Leave a Reply

Subscribe to Posts | Subscribe to Comments

Quem sou eu

Formado pela Universidade Federal Fluminense (UFF)(Licenciatura), Bacharel em Geografia pela Universidade Federal Fluminense (UFF), Curso de extensão em O&M pela Fundação Getúlio Vargas, Pós-graduado em gestão ambiental pela Ferlagos, Professor da rede estadual do Estado do Rio de Janeiro e da rede particular, professor de curso preparatório militar, cursos pré-vestibular.

Artigos populares

Tecnologia do Blogger.

- Copyright © Geografia para todos -Metrominimalist- Powered by Blogger - Designed by Johanes Djogan -