Posted by : Francisco Geo segunda-feira, 16 de outubro de 2017

Rússia é um país que se encontra em dois continentes: Europa e Ásia.

No passado o Alasca, hoje estado dos Estados Unidos, pertencia à Rússia. Então na verdade a Rússia já abrangeu parte do continente americano.
Em 1867, século XIX, o império russo atravessava uma crise econômica grave e também sofria ameaças do império britânico, seu grande rival na época. O império britânico ameaçava invadir o território do Alasca.

Numa situação nada confortável, a Rússia achou melhor vender o Alasca aos Estados Unidos, pois assim não passaria por uma humilhação. O czar russo Alexandre II fez a sua opção de vender aos EUA, pois estes haviam também demonstrado interesse.

O valor pago pelos EUA por essa região na época foi de 7,2 milhões de dólares, o que equivaleria a nada menos do que 100 milhões de dólares atualmente.
A Rússia possui dez fusos horários.

A Rússia tem um grande desafio de integração em razão do tamanho do seu território o que significa altos custos na implantação da infraestrutura.

Em 2018, A Rússia estará realizando a Copa do Mundo. Em razão da sua dimensão continental, ela teve que estabelecer uma logística de distâncias e de fusos horários para que a realização dos jogos de futebol seguisse uma viabilidade de programação dos torcedores, do deslocamento das seleções e da transmissão dos jogos.

Possui uma população de aproximadamente 142 milhões de habitantes (dados de 2016). A maior parte da população concentra-se na parte europeia da Rússia. Possui grande vazio demográfico.

A Rússia foi o primeiro país a implantar um regime político denominado socialismo, a partir de 1917. A Revolução Russa retira o czar (governo monarquista) instaurando o socialismo sob a liderança bolchevique de Vladimir Lenin.

Em 1924 é fundada a URSS – União das Repúblicas Socialistas Soviéticas.
Durante a Segunda Guerra Mundial, alguns países foram anexados a URSS. Mesmo algumas áreas não anexadas, ficam sobre influência da extinta URSS como Alemanha Oriental, Polônia, Tchecoslováquia, Iugoslávia e etc., sendo considerados satélites no período da guerra fria (cortina de ferro).

Após a Segunda Guerra Mundial temos a Guerra Fria, onde de um lado temos a URSS (superpotência representando a economia planificada) x USA (superpotência do mundo capitalismo ou economia de mercado), resultando na corrida armamentista e espacial, daí a formação de áreas de influência.

No governo soviético de Josef Stalin, temos o que ficou conhecido como “russificação”, ou seja, promovia a migração de russos a Estônia, Lituânia, Letônia, Belarus e Ucrânia.

Da Segunda Guerra Mundial até a década de 1970, a URSS teve muita prosperidade econômica e política além dos avanços tecnológicos: lançamento de satélite, o primeiro a colocar um homem em órbita. Avanços sociais na área de educação acesso a serviços básicos  como saúde, educação, habitação e etc.

Porém, ressaltamos imensos gatos com as forças armadas e a corrida armamentista contra os EUA, além da manutenção de regimes como o de Cuba.
No início dos anos de 1980, observamos uma decadência do modelo soviético. Temos um período conturbado, divergência dentro do próprio partido Comunista, o que contribui para um cenário de incertezas.

O último presidente da URSS, Mikhail Gorbachev tem a missão de trazer estabilidade política e econômica:

PERESTROIKA – plano de reestruturação econômica que tinha o objetivo de proporcionar a entrada de capital e produtos estrangeiros controlados. Diminuição da regulação da economia e da moeda, redução de subsídios do Estado a economia e uma negociação com os EUA para a redução dos gastos militares dentro do contexto da corrida armamentista e desocupação dos territórios ocupados como Afeganistão;

GLASNOST (transparência) tenta promover mais transparência às ações do governo e, nas esteiras dessas reformas políticas fundamentais, iniciar um processo de maior abertura à livre manifestação e à expressão da popularidade soviética inclusive pelos meios de comunicação.

Entre 1980 e início dos anos1990 temos um grande colapso na economia. Tudo isso culmina no fim da URSS e assim temos a reunificação da Alemanha, aconteceu em três de outubro de 1990 quando o território da antiga República Democrática da Alemanha (RDA ou Alemanha Oriental) foi incorporado à República Federal da Alemanha (RFA ou Alemanha Ocidental).

Em dezembro de 1991 temos o desmoronamento da URSS, dando origem a 15 novos Estados. Com a finalidade de manter tal região sobre a sua esfera de influência, o presidente russo Boris Yeltsin, cria a CEI - COMUNIDADE DOS ESTADOS INDEPENDENTES, formada pela maioria das nações que compunha a extinta URSS. 

Algumas optam em não fazer parte como é o caso dos países bálticos – Letônia, Estônia e Lituânia que iniciam um processo de aproximação política e econômica com a União Europeia.

Muitos movimentos separatistas ganham espaço na Rússia. São minorias étnicas que lutam pela sua independência, dando espaços para atos terroristas.
A região do Cáucaso apresenta vários movimentos separatistas: Dsguestão, Inguchétia, Chechênia e Ossétia do Sul. Essa região representa um ponto estratégico para os russos além de possuir grande disponibilidade de gás natural e petróleo.    

Entre a década de 1990 e início dos anos 2000, temos desempregos em níveis alarmantes, queda na qualidade de vida e aumento da pobreza e miséria.   

Toda essa situação abriu caminho para o crescimento da máfia russa que atuam fora e dentro do país. Fez também com que a Rússia perdesse parte da sua influência no mundo apesar de possuir uma vaga permanente no Conselho da ONU.

Muitos países do antigo bloco oriental passam a integrar a União Europeia e também passam a fazer parte da Otan – Organização do Tratado do Atlântico Norte, aliança que criada pelos capitalistas na época da guerra fria para combater o Pacto de Varsóvia (aliança militar socialista).

Boris Yeltsin foi o primeiro presidente da Rússia após o fim da União Soviética. Depois ela renuncia e abre espaço para Vladimir Putin, antigo agente da KGB, órgão de inteligência soviética nos tempos da guerra fria.

No governo de Putin temos:

- A privatização de alguns setores da economia considerados estratégicos como o gás natural e o petróleo;
 - reforma no plano fiscal, oferecendo vantagens e estabilidade para quem quiser investir no país;
- elevado e constante aumento nos salários, gerando muitos empregos;
- retomadas de investimentos em setores tecnológicos como o nuclear.

A retomada de influência da Rússia nos países da antiga Europa Oriental e na Ásia Central, ocorre em razão  do fornecimento de gás natural, já que essas regiões necessitam.


Leave a Reply

Subscribe to Posts | Subscribe to Comments

Quem sou eu

Formado pela Universidade Federal Fluminense (UFF)(Licenciatura), Bacharel em Geografia pela Universidade Federal Fluminense (UFF), Curso de extensão em O&M pela Fundação Getúlio Vargas, Pós-graduado em gestão ambiental pela Ferlagos, Professor da rede estadual do Estado do Rio de Janeiro e da rede particular, professor de curso preparatório militar, cursos pré-vestibular.

Artigos populares

Tecnologia do Blogger.

- Copyright © Geografia para todos -Metrominimalist- Powered by Blogger - Designed by Johanes Djogan -