Posted by : Francisco Geo segunda-feira, 17 de novembro de 2014


Essa região marcada por uma série de conflitos:

- Revolução Islâmica no Irã – 1979
- Guerra Irã x Iraque - 1980 - 1988
- Guerra do Golfo – 1990 – 1991
- Governo talibã no Afeganistão (década de 1990)
- Invasão estadunidense ao Afeganistão (2001)
- Invasão estadunidense ao Iraque (2003)

No Irã (1979) ocorre a queda da monarquia, o Xá Reza Pahlevi é retirado do poder, caindo assim a monarquia e a ascensão dos líderes religiosos, dando início da teocracia xiita. Era a Revolução Teocrática, onde os aiatolás que representam os clérigos da mais alta posição na hierarquia do islamismo xiita.
Observamos então, a pretensão do Islã criar Estados islâmicos para que se torne uma nova força mundial. Com isso temos uma unidade entre religião e política que é denominado de fundamentalismo.

O Irã governado pelos aiatolás, sendo o mais famoso na época o Khomeini, já falecido, foi responsável por essas mudanças nesse país (Revolução Islâmica). Esse conjunto de mudanças ocorrido no Irã em 1979, acabou por provocar a queda do Xá Reza Pahlevi.

Sabemos que o Oriente Médio vive uma situação conflitosa explícita e tudo é decorrente de religiões, culturas e interesses estrangeiros por uma série de questões.
Na década de 1990, Saddam Husseuin se acha no direito de invadir o Kwait e anexá-lo, alegando razões históricas. Alegava também que o país invadido estava negociando a venda de petróleo a preço menor e assim prejudicando o país de Saddam. Pediu indenizações milionárias ao governo do Kuwait.

Assim, inicia-se mais um conflito na região sendo conhecida como a Guerra do Golfo.
Os EUA ao sofrerem com o ataque de 11 de setembro, o governo de George Walker Bush decidiram empreender uma “guerra contra ao terror”. A partir desse momento temos uma campanha política, pregando a intervenção no chamado “eixo do mal”. Nesse grupo estaria na época o líder político do Iraque Saddam Hussein.
  
A invasão do Irã sobre o Iraque resultou
O conflito nessa região já vem de longas datas. As guerras entre árabes e judeus, tiveram como causa principal o problema de uma população sem território, dos refugiados palestinos em razão da criação do Estado de Israel.

      

Leave a Reply

Subscribe to Posts | Subscribe to Comments

Quem sou eu

Formado pela Universidade Federal Fluminense (UFF)(Licenciatura), Bacharel em Geografia pela Universidade Federal Fluminense (UFF), Curso de extensão em O&M pela Fundação Getúlio Vargas, Pós-graduado em gestão ambiental pela Ferlagos, Professor da rede estadual do Estado do Rio de Janeiro e da rede particular, professor de curso preparatório militar, cursos pré-vestibular.

Artigos populares

Tecnologia do Blogger.

- Copyright © Geografia para todos -Metrominimalist- Powered by Blogger - Designed by Johanes Djogan -