Posted by : Francisco Geo quarta-feira, 23 de julho de 2014





- O processo de urbanização moderna é decorrente da Revolução Industrial. Na primeira Revolução Industrial ocorre uma forte saída do homem do campo para a cidade, o chamado êxodo rural. A Segunda Revolução Industrial promove acentuado processo de urbanização.


  • A América Latina inicialmente o fenômeno da urbanização foi acelerado, com quase 80% de sua população vivendo nas cidades.

  • Nas últimas décadas tal crescimento demográfico tem se apresentado mais lento. Observamos um deslocamento menor do campo para a cidade.

  • Nas cidades brasileiras em razão da acelerada urbanização, notamos que uma parcela da população não é absorvida pelo mercado de trabalho, o que resulta em uma série de problemas sociais.

  • A economia informal cresce rapidamente. Surgem flanelinhas, vendedores no semáforo, diaristas, além das atividades ilícitas como tráfico de drogas, prostituição e contrabando.

  • Temos também o surgimento das favelas e cortiços.

  • O crescimento das cidades chega ao ponto de se unificarem resultando numa ação conjunta dos mesmos serviços de infraestrutura, originando uma malha urbana contínua no qual denominamos conurbação.

No passado o Rio de Janeiro e São Paulo representavam as grandes áreas de atração. Hoje, estas metrópoles do sudeste já não representam alto grau de atração demográfica. Tal fato deve-se a descentralização econômica, pois várias empresas que se veem atraídos pelas facilidades fiscais.
- O crescimento demográfico e tecnológico de muitas cidades levou a classifica-las.
Exemplos:

  • ·         Cidades com mais de dez milhões de habitantes seja em países pobres ou países ricos, são denominadas megacidades;

  • ·         Quando ocorre um processo de constituição de expansão de uma metrópole e sua área de influência, usamos a expressão metropolização.

  • ·         Quando cidades tornam-se centro de influências internacional colocando-se no topo da hierarquia urbana. Sendo dotadas de vastos serviços. Nela temos sedes de grandes empresas. Temos grandes eventos. Possui infraestrutura e dão dotadas de altas técnicas, podemos então chama-las de cidades globais.


Leave a Reply

Subscribe to Posts | Subscribe to Comments

Quem sou eu

Formado pela Universidade Federal Fluminense (UFF)(Licenciatura), Bacharel em Geografia pela Universidade Federal Fluminense (UFF), Curso de extensão em O&M pela Fundação Getúlio Vargas, Pós-graduado em gestão ambiental pela Ferlagos, Professor da rede estadual do Estado do Rio de Janeiro e da rede particular, professor de curso preparatório militar, cursos pré-vestibular.

Artigos populares

Tecnologia do Blogger.

- Copyright © Geografia para todos -Metrominimalist- Powered by Blogger - Designed by Johanes Djogan -