Posted by : Francisco Geo sábado, 31 de maio de 2014


Questão -1 
A proporção entre a população e a superfície territorial é um dos elementos que define a relação entre sociedade e espaço. Observe os dados informados abaixo:
De acordo com a tabela, o país mais povoado é a:
(A) China
(B) França
(C) Holanda
(D) Argentina

Alternativa correta: (C)
Eixo interdisciplinar: Sociedade, Tempo e Espaço
Item do programa: Aplicação das categorias espaço e tempo nas Ciências Humanas
Subitem do programa: A relação espaço geográfico/espaço social
Objetivo: Discriminar país com maior densidade demográfica.
Comentário da questão:
O povoamento relativo de um espaço pode ser expresso por um dado médio, conhecido como densidade demográfica. Ela é o resultado do cálculo no qual a população absoluta do território é dividida por sua superfície, normalmente expressa em quilômetros quadrados. No cálculo dessa razão para os países indicados na tabela, a Holanda destaca-se como a nação com maior população em relação ao espaço nacional, por apresentar uma densidade demográfica de 392 habitantes/km2, enquanto a China tem 137 habitantes/km2, a França 112 habitantes/km2, e a Argentina 14 habitantes/km2.
Questão 2 
A despeito das taxas de fecundidade apresentadas, a estabilidade demográfica, projetada para vários países desenvolvidos em 2050, baseia-se em fenômenos atuais, com destaque para:
(A) redução da natalidade, estabelecida pela maior expectativa de vida
(B) expansão da mortalidade, provocada pelo envelhecimento dos grupos etários
(C) deslocamento populacional, condicionado pelas disparidades socioeconômicas
(D) demanda por mão de obra qualificada, favorecida por políticas governamentais

Alternativa correta: (C)
Eixo interdisciplinar: Sociedade, Tempo e Espaço
Item do programa: Dinâmica populacional no mundo e no Brasil, ao longo do processo histórico
Subitem do programa: Migrações e seus impactos socioculturais
Objetivo: Explicar tendências do crescimento demográfico em países desenvolvidos na atualidade.
Comentário da questão:
O gráfico apresenta projeções para a redução da população de diversos países, tendo em vista suas taxas de fecundidade. Todos os países relacionados possuem essas taxas situadas abaixo do índice de reposição, contudo, boa parte deles – França, Holanda, Inglaterra, Suécia, Suíça, Áustria e Espanha – não deverá ter suas populações reduzidas em 2050. No contexto atual da globalização econômica, em especial da integração de espaços como a comunidade europeia, a estabilidade demográfica é derivada das migrações e deslocamentos populacionais, motivadas por situações políticas, mas também pelas disparidades socioeconômicas, que potencializam a busca de oportunidade de emprego e de melhoria da qualidade de vida.
Questão 3

A ampliação do uso de fontes de energia renováveis e não poluentes representa uma das principais esperanças para a redução dos impactos ambientais sobre o planeta.
Considerando os gráficos, a distribuição espacial da produção instalada das energias eólica e fotovoltaica é explicada sobretudo pela seguinte característica dos países que mais as utilizam:
(A) matriz elétrica limpa
(B) perfil climático favorável
(C) densidade demográfica reduzida
(D) desenvolvimento tecnológico avançado

Alternativa correta: (D)
Eixo interdisciplinar: Sociedade, Tempo e Espaço
Item do programa: A relação sociedade-natureza e suas dinâmicas
Subitem do programa: Técnica e sustentabilidade ambiental na sociedade contemporânea
Objetivo: Explicar o padrão espacial global de distribuição das usinas geradoras de energia solar e eólica.
Comentário da questão:
A energia solar e a energia eólica fazem parte do rol de fontes alternativas aos combustíveis fósseis, principalmente em virtude de duas características: elas são renováveis e não emitem gases poluentes durante o processo de geração. O fator que representa um limite para sua maior disseminação mundial é o alto custo tecnológico de seu desenvolvimento e utilização. Nos dois mapas, estão representados os países com produção mais relevante de energia elétrica a partir dessas duas fontes. Nota-se que a utilização de ambas é mais significativa em países ricos e com nível tecnológico avançado, e não necessariamente em países com as condições naturais mais favoráveis. No caso da energia solar fotovoltaica, os países com clima desértico seriam naturalmente mais favorecidos para geração a partir da incidência solar do que a Alemanha e o Japão, os dois países com maior capacidade instalada dessa fonte, em 2004. No caso da fonte eólica, o predomínio da Europa Ocidental e dos Estados Unidos não é explicado por nenhum fator natural que privilegie esses espaços. Uma exigência para a construção de parques eólicos, por exemplo, é a disponibilidade de espaço, atributo que não é abundante na Europa Ocidental, que é densamente povoada.
Questão 4
  
A descontinuidade espacial das áreas de influência dessas duas metrópoles meridionais tem como principal explicação a existência de:
(A) fluxos de migrantes da região Sul para outras regiões
(B) filiais de indústrias gaúchas e paranaenses dispersas pelo país
(C) redes de transporte rodoviário com origem nos estados sulistas
(D) matrizes de bancos curitibanos e porto-alegrenses e agências em outros estados

Alternativa correta: (A)
Eixo interdisciplinar: Sociedade, Tempo e Espaço
Item do programa: Expansão urbana no mundo e no Brasil contemporâneo
Subitem do programa: Hierarquias, territorializações, formas espaciais e dinâmicas sociais da urbanização
Objetivo: Explicar a descontinuidade espacial das atividades polarizadoras das metrópoles do Brasil Meridional.
Comentário da questão:
A configuração espacial da área de influência de uma metrópole revela muito a respeito das atividades econômicas e dos vínculos socioespaciais que ela estabelece com as demais cidades da rede urbana que ela polariza. A área de influência ou polarizada por uma metrópole é função da intensidade e da frequência com que os habitantes das áreas polarizadas recorrem às atividades terciárias da metrópole. No caso das metrópoles da região Sul do Brasil, uma característica dessa configuração destacada no mapa é a descontinuidade espacial das áreas de influência tanto de Curitiba quanto de Porto Alegre. Essa descontinuidade, associada ao conhecimento da diáspora migratória de paranaenses e gaúchos acompanhando a expansão da fronteira agrícola nacional, permite relacionar a migração com a localização dos espaços de influência das duas metrópoles. Essa relação é perceptível pela localização de diversos fragmentos espaciais das áreas polarizadas pelas metrópoles meridionais em territórios de vários estados das regiões Centro-Oeste e Norte. Esses espaços tornaram-se os principais destinos dos migrantes gaúchos e paranaenses nas últimas décadas, principalmente em virtude da disponibilidade de terras baratas.
Questão 5
A realidade sociolinguística no Brasil atual resultou de um conjunto variado de experiências históricas.
No contexto das heranças da colonização portuguesa, a situação atual das línguas indígenas, apresentada no texto, decorre diretamente do seguinte fator:
(A) extensão territorial
(B) miscigenação racial
(C) assimilação cultural
(D) dispersão populacional
 Alternativa correta: (C)
Eixo interdisciplinar: Política, Cidadania e Cultura
Item do programa: Processo sócio-histórico de constituição da sociedade brasileira
Subitem do programa: Heranças coloniais, hierarquias e exclusões sociais
Objetivo: Explicar a situação linguística na sociedade brasileira na atualidade com base nas heranças da colonização portuguesa na América.
Comentário da questão:
Como em outras regiões colonizadas pelos europeus, entre os séculos XVI e XVIII, aspectos étnico-culturais variados da formação da sociedade brasileira tembém decorrem de particularidades dessa experiência histórica. A realidade sociolinguística, por exemplo, evidencia, em suas principais características, muitas das marcas das heranças da colonização portuguesa. Isso se manifesta no fato de o português ser a língua oficial e, especialmente, no desaparecimento de grande parte das línguas faladas pela numerosa população de ameríndios dos tempos coloniais. Por meio da catequese e de outras práticas de assimilação e de controle, as populações ameríndias foram aculturadas, ocasionando a expressiva redução, como indicado no texto, do número de línguas indígenas faladas no Brasil de hoje.
Questão - 6
A agricultura norte-americana é organizada de acordo com o modelo empresarial, o que torna o espaço agropecuário do país fortemente vinculado à lógica econômica.
O principal fator locacional que explica a posição do Dairy Belt é a presença de:
(A) sistema universitário desenvolvido
(B) mercado consumidor urbano expressivo
(C) rede de transporte propícia à exportação
(D) topografia plana favorável à mecanização

Alternativa correta: (B)
Eixo interdisciplinar: Economia, Trabalho e Tecnologia
Item do programa: Agentes econômicos do capitalismo e a organização do espaço
Subitem do programa: Organização socioespacial da agropecuária e as novas interações urbano-rurais
Objetivo: Discriminar fator locacional relacionado a determinada organização do espaço agrário norte-americano.
Comentário da questão:
No capitalismo, a localização de uma determinada atividade econômica é essencial para a viabilidade do processo de reprodução ampliada do capital. No caso da agricultura empresarial norte-americana, essa afirmativa é particularmente verdadeira e, por isso, a especialização espacial sempre foi um de seus atributos mais marcantes, ainda que hoje essa característica não seja mais tão acentuada quanto o foi no passado. O Dairy Belt, ou cinturão dos laticínios, está localizado no nordeste dos Estados Unidos. Considerando-se o caráter perecível desse tipo de produto e os altos custos de transporte e estocagem resultantes dessa condição, o fator locacional mais importante para essa atividade é a proximidade do mercado consumidor. Como o nordeste estadunidense reúne a maior concentração de aglomerações urbanas do país, inclusive duas megalópoles – uma de Boston a Washington e outra de Chicago a Pittsburg –, é compreensível o grande número de fazendeiros dedicados à pecuária leiteira nessa porção do país, como demonstra o mapa.
Questão - 7
Ocupadas pelos britânicos a partir da década de 1830, ainda hoje, como mostra a reportagem, as ilhas mencionadas são alvo de disputas entre Reino Unido e Argentina.
A polêmica sobre o controle dessas ilhas é acentuada, na atualidade, pela seguinte característica da sociedade local:
(A) persistência das rivalidades entre as etnias latinas e europeias
(B) isolamento da economia em contexto de globalização capitalista
(C) vigência de costumes em oposição aos ideais pan-americanistas
(D) valorização do nacionalismo por meio da defesa da identidade cultural

Alternativa correta: (D)
Eixo interdisciplinar: Política, Cidadania e Cultura
Item do programa: Aplicação de conceitos na análise das relações entre política, cidadania e cultura
Subitem do programa: Nação, nacionalismo, globalização, soberania, Estado
Item do programa 2: Relações internacionais no mundo contemporâneo
Subitem do programa 2: Estado, território e fronteira nas políticas nacionais
Objetivo: Descrever característica da sociedade local relacionada à disputa entre Reino Unido e Argentina pelo controle das Ilhas Malvinas (Falkland Islands).
Comentário da questão:
A presença britânica nas Ilhas Malvinas remonta às disputas territorias do período das lutas de emancipação das colônias ibero-americanas. Naquele momento, década de 1830, a região seria estratégica para os interesses comerciais ingleses. Na década de 1980, e também na atualidade, esse caráter estratégico das Malvinas, que são passagem para a Antárdida e possibilitam acesso a riquezas minerais, garante, em parte, a continuidade das disputas anglo-argentinas. Na época da guerra, entre abril e junho de 1982, o governo argentino mobilizou a população por meio de denúncias contra a interferência imperialista inglesa nas ilhas. A derrota da Argentina acentuou a crise política naquele país e garantiu a posse das Falkland pelo Reino Unido. Na atualidade, a valorização do nacionalismo ainda alimenta as rivalidades. O governo do Reino Unido, para justificar a posse, enfatiza os laços de identidade cultural manifestos no cotidiano da sociedade local, mencionados no texto: presença da Igreja Anglicana e status da língua inglesa como língua oficial.
Questão - 8 
Os diferentes modelos produtivos de cada momento do sistema capitalista sempre foram o resultado da busca por caminhos para manter o crescimento da produção e do consumo.
A crítica ao sistema econômico presente na letra da canção está relacionada à seguinte estratégia própria do atual modelo produtivo toyotista:
(A) aceleração do ciclo de renovação dos produtos
(B) imposição do tempo de realização das tarefas fabris
(C) restrição do crédito rápido para o consumo de mercadorias
(D) padronização da produção dos bens industriais de alta tecnologia
Alternativa correta: (A)
Eixo interdisciplinar: Economia, Trabalho e Tecnologia
Item do programa: Agentes econômicos do capitalismo e a organização do espaço
Subitem do programa: Industrialização, capitalismo e seus modelos produtivos
Objetivo: Identificar característica do atual modelo produtivo capitalista.
Comentário da questão:
O conceito de modelo produtivo no capitalismo foi elaborado para ajudar a compreensão das particularidades desse modo de produção em cada momento de sua história. O capitalismo é um sistema econômico baseado na expansão contínua da produção e do consumo, necessária para que o sistema não entre em crise. O modelo toyotista ou pós-fordista é a mais recente forma de organização do capitalismo para tentar viabilizar a meta do crescimento econômico ilimitado. A letra da canção “3ª do plural” remete à lógica da aceleração do consumo, dirigida pelos agentes do capitalismo. Isso é perceptível nos versos “Corrida pra vender cigarro”; “Corrida pra vender os carros”; “Eles querem te vender, eles querem te comprar”. Particularmente revelador dessa estratégia do capitalismo toyotista é a denominada “obsolescência programada”: trata-se da prática fortemente disseminada de reduzir o tempo médio de vida útil dos produtos para forçar a sua renovação o mais rapidamente possível, por meio da aquisição de um modelo novo. Isso pode ser alcançado tanto por fatores objetivos – por exemplo, a redução da durabilidade material –, quanto por fatores subjetivos – por exemplo, a alteração dedesign. Configura-se assim a suprema síntese da estratégia de acelerar o ciclo de renovação dos produtos pelos consumidores para viabilizar níveis crescentes de produção.
Questão - 9 
Entre a posse do presidente João Goulart, em 1961, e a abertura política, iniciada em 1979-1980, a economia brasileira enfrentou conjunturas de crise e de prosperidade, perceptíveis nas variações dos índices econômicos apresentados na tabela a seguir.
As particularidades do período conhecido como “Milagre Econômico” foram caracterizadas por:
(A) redução das taxas de inflação e crescimento do PIB
(B) incremento da dívida externa e retração das importações
(C) estagnação das exportações e manutenção das taxas de inflação
(D) estabilização da balança comercial e diminuição da dívida externa

Alternativa correta: (A)
Eixo interdisciplinar: Política, Cidadania e Cultura
Item do programa: Processo sócio-histórico de constituição da sociedade brasileira
Subitem do programa: Dependência e desenvolvimento econômico
Objetivo: Discriminar características do desenvolvimento econômico brasileiro no período do “Milagre Econômico” (1968-1973).
Comentário da questão:
Entre os aspectos da conjuntura de crise que afetou o governo de João Goulart (1961-1964), destacou-se a escalada inflacionária e o quadro recessivo da economia. Os dirigentes que assumiram o poder executivo federal em abril de 1964 priorizaram, entre outras ações, a reversão dessa situação econômica. Ampliaram-se os investimentos estatais, facilitou-se a entrada de capitais estrangeiros e instauraram-se mecanismos de estabilização do valor da moeda nacional. A partir de 1968, como indicado na tabela, um dos resultados mais expressivos dessas medidas manifestou-se nos elevados índices do PIB e também na contenção da inflação na casa dos 20% ao ano. O governo divulgava esse quadro de crescimento em suas propagandas como um milagre econômico, escamoteando, em parte, as medidas derivadas desse tipo de orientação: a elevação da dívida externa, a facilitação dos mecanismos de crédito e o controle dos salários.
Questão - 10
O nível de concentração de renda em uma sociedade capitalista relaciona-se com as doutrinas econômicas que fundamentam as ações do Estado. Observe, no gráfico abaixo, a variação da participação da população que constitui o 1% mais rico na renda total nos Estados Unidos.
 
Nos Estados Unidos, as doutrinas que predominaram na orientação das políticas públicas nos períodos de 1930 a 1980 e de 1980 a 2009 foram, respectivamente:
(A) liberalismo – estatismo
(B) estruturalismo – classicismo
(C) fisiocratismo – institucionalismo
(D) keynesianismo – neoliberalismo

Alternativa correta: (D)
Eixo interdisciplinar: Economia, Trabalho e Tecnologia
Item do programa: Agentes econômicos do capitalismo e a organização do espaço
Subitem do programa: Estado, planejamento e regulação da economia
Objetivo: Discriminar doutrinas orientadoras da política econômica norte-americana no século XX.
Comentário da questão:
Nos últimos oitenta anos, tem-se assistido ao embate entre duas grandes doutrinas da teoria econômica: a dos liberais ou neoclássicos, que advogam um grau reduzido de intervenção do Estado sobre a vida econômica e social, e a dos keynesianos (com todas as correntes dele derivadas), que defendem o Estado regulador, inclusive no campo da proteção social ao trabalhador. A leitura do gráfico permite associar o nível de concentração de renda ao predomínio de cada uma dessas doutrinas na orientação das políticas públicas norte-americanas. No período de 1930 a 1980, verifica-se a melhoria da distribuição da riqueza no país, momento que coincide com as políticas de linha keynesiana do New Deal, de Roosevelt, a partir de 1933. Já a fase de reversão dessa tendência é iniciada em 1980, com a ascensão de Ronald Reagan à presidência, dando início a sequência de políticas de linha neoliberal que predominaram nas últimas décadas, cuja única exceção foi o governo democrata de Bill Clinton.
Questão - 11
Alexandre Marcondes Filho foi ministro do trabalho do governo de Getúlio Vargas, entre 1941 e 1945. Seu texto, impresso nas carteiras de trabalho, reflete as políticas públicas referentes à legislação social que vinha sendo implementada naquela época.
Duas características dessa legislação estão indicadas em:
(A) garantia da estabilidade de emprego / liberdade de associação
(B) previsão de assistência médica / intensificação do controle sindical
(C) proibição do trabalho infantil / regulamentação do direito de greve
(D) concessão de férias remuneradas / qualificação do trabalhador rural

Alternativa correta: (B)
Eixo interdisciplinar: Economia, Trabalho e Tecnologia
Item do programa: Relações de trabalho no mundo moderno
Subitem do programa: Relações trabalhistas e mercado de trabalho no mundo globalizado, informalidade, marginalidade social e formação profissional na contemporaneidade
Objetivo: Identificar características da legislação social implementada durante o Governo Vargas (1930-1945).
Comentário da questão:
Entre as muitas transformações realizadas durante o governo de Getúlio Vargas, destaca-se a criação do Ministério do Trabalho, da Indústria e do Comércio. Esse órgão foi o responsável, entre outras atribuições, pela maior presença do poder de Estado nos conflitos entre capital e trabalho. Institui-se, então, paulatinamente, entre 1931 e 1945, um conjunto de leis reguladoras dos direitos e deveres dos trabalhadores urbanos, empregados no comércio e na indústria: delimitação da jornada de trabalho, férias remuneradas, previsão de assistência médica para acidentes, regulamentação do trabalho feminino e infantil. Em pararelo, o governo controlava os sindicatos, no sentido de que apenas os que fossem reconhecidos pelo MTIC poderiam usufruir dos benefícios trabalhistas. A carteira de trabalho, como registrado no seu texto de abertura, no momento de sua criação, representou símbolo maior de ações do governo assentadas na perspectiva de beneficiar o trabalhador de áreas urbanas, restringindo contudo a autonomia dos sindicatos.


Leave a Reply

Subscribe to Posts | Subscribe to Comments

Quem sou eu

Formado pela Universidade Federal Fluminense (UFF)(Licenciatura), Bacharel em Geografia pela Universidade Federal Fluminense (UFF), Curso de extensão em O&M pela Fundação Getúlio Vargas, Pós-graduado em gestão ambiental pela Ferlagos, Professor da rede estadual do Estado do Rio de Janeiro e da rede particular, professor de curso preparatório militar, cursos pré-vestibular.

Artigos populares

Tecnologia do Blogger.

- Copyright © Geografia para todos -Metrominimalist- Powered by Blogger - Designed by Johanes Djogan -