Posted by : Francisco Geo terça-feira, 26 de novembro de 2013


Falando um pouco sobre os aspectos econômicos da Oceania.

A balança comercial da Nova Zelândia não se apresenta positiva. O turismo é uma das atividades que de certa forma equilibra suas finanças. A exportação da Nova Zelândia baseia-se na produção de frutas e laticínios. Os neozelandeses praticam a policultura (uvas, kiwi e outros) e a pecuária, principalmente a ovina.

A sua pecuária bovina encontra-se bastante desenvolvida. As condições naturais favoráveis, a escassez de mão-de-obra, explicam a preponderância da pecuária no país. Mais de 90% do leite é obtido através da ordenha mecânica em condições ideais de higiene, levando as cooperativas onde se localizam as indústrias de laticínios.

Os derivados de pecuária são vitais para a economia do país que exporta queijo, leite manteiga e lã.

Sobre a Austrália podemos destacar a sua produção de diamantes (maior produtor), além de titânio e bauxita.

Os fatores naturais como as grandes áreas desérticas e escassa rede hidrográfica influenciam a atividade agrícola australiana.

O setor agrário da Austrália desempenha um importante papel para a economia do país. Uma das atividades agropecuárias de maior destaque neste país está ligada a criação de ovinos e, por essa razão, o país é o maior produtor de lã do mundo. A agricultura australiana é bastante modernizada, concentrada especialmente no sudeste do país. Os principais produtos agrícolas da Austrália são cereais, cana-de-açúcar e frutas. 

A Austrália assim como a Nova Zelândia integram o bloco econômico denominado Apec (Cooperação Econômica Ásia-Pacífico), criado em 1989. Os países que mais mantêm relações comerciais com o continente australiano são: Japão, Coréia do Sul e Estados Unidos. Após a inserção da Austrália na Apec, o mesmo passou a investir capitais em países que integram os chamados Tigres Asiáticos, entre outras nacionalidades asiáticas com potencial econômico. 

corrida do ouro começou na Austrália no início da década de 1850.

Sobre o clima da Oceania, podemos afirmar que a altitude são dois fatores que influenciam consideravelmente a distribuição das espécies vegetais sobre a superfície terrestre. As florestas pluviais são típicas de ambientes quentes e úmidos, geralmente sem expressivas variações de umidade; os solos nesses ambientes são repletos de húmus.

Nos ambientes tropicais, a existência  dos solos muito “lavados” é a principal condição para a sua pobreza em nutrientes. Mesmo com tudo isso, essas áreas são ótimas para o desenvolvimento das florestas latifoliadas (exuberantes).

Antártica

Sobre esse continente afirmamos que é o continente mais gelado, pois localiza-se ao sul do globo terrestre e recebe pouca energia solar.
Vários países realizam através das suas bases, diversas pesquisas. Os Estados Unidos é o país com o maior número de bases científicas.

Globalização

O porquê do interesse das transnacionais em relação aos países subdesenvolvidos:
Ø  novos mercados consumidores;
Ø  mão de obra barata;
Ø  matérias-primas abundante;
Ø  energia abundante.

 Bom estudo!


  



   

   

Leave a Reply

Subscribe to Posts | Subscribe to Comments

Quem sou eu

Formado pela Universidade Federal Fluminense (UFF)(Licenciatura), Bacharel em Geografia pela Universidade Federal Fluminense (UFF), Curso de extensão em O&M pela Fundação Getúlio Vargas, Pós-graduado em gestão ambiental pela Ferlagos, Professor da rede estadual do Estado do Rio de Janeiro e da rede particular, professor de curso preparatório militar, cursos pré-vestibular.

Artigos populares

Tecnologia do Blogger.

- Copyright © Geografia para todos -Metrominimalist- Powered by Blogger - Designed by Johanes Djogan -