Posted by : Francisco Geo segunda-feira, 28 de outubro de 2013


  Apresenta a maior população do planeta que está desigualmente distribuída.

  •  Apresenta uma densidade demográfica alta para um país de dimensão continental.

 - Área de baixa ocupação humana:

  • Tibet
  • Desertos Sin-Kiang e da Mongólia
 - Região leste da China – área de alta densidade demográfica – 2000 habitantes por quilômetro quadrado (bacias fluviais).

- A partir de 1949 o governo promove migrações paras as regiões subpovoadas, para isso foi preciso desenvolver projetos de mineração, agricultura irrigada e hoje a industrialização.

- O governo promove campanhas de limitação de natalidade:

·        1970 - a taxa de natalidade caiu quase que pela metade.
·        1990 - com a crescente industrialização, ocorre a queda na taxa de natalidade.
·        Atualmente o crescimento vegetativo é baixo – é inferior a 1% ao ano.

- Ao analisarmos em números absolutos, veremos um acréscimo de quase dez milhões de pessoas ao contingente populacional o que gera:

·        Elevados gastos com partos (pré-natal) (saúde)
·        Educação
·        Alimentação

Obs.: Em 1970 (lei) – as famílias optam por ter um filho único e do sexo masculino, o que eleva o número de abortos de fetos femininos, o que gera uma proporção desigual.

1 363 084 438
População atual

707 689 211
População masculina atual (51.9%)

655 395 226
População feminina atual (48.1%)


- Queda na taxa de natalidade é acompanhada pela melhoria na qualidade de vida e na elevação da expectativa de vida:

Mulher – 75 anos
Homem – 71 anos
Obs.: Sabemos que Estado promove práticas de controle do crescimento e do modo de vida da população chinesa. Os resultados surgem, porém, é bom observar que tal medida pode resultar num efeito colateral num futuro próximo em razão de tal política. Podemos citar problemas relativos à previdência social e à aposentadoria, pois a pirâmide etária chinesa vem se invertendo.
   
  • A China por muitos anos viveu sob dominação estrangeira.

  • Era dividida entre o Partido Nacionalista e o Partido Comunista Chinês (PCCh).

  • Em 1949, Mão Tse-Tung toma o poder e o país adota a coletivização de terras, dos bancos e das companhias estrangeiras. Estamos vivemos o comunismo.

- Revolução Cultural

  • Período de transformações políticas e sociais que ocorrem na China entre 1966 e 1976.

  • Desencadeada por Mao Tsé-tung, que liderava o país desde 1949, quando chegou ao poder. Insatisfeito com os rumos do sistema que ele mesmo havia implantado, Mao queria que a China fugisse do modelo soviético de comunismo, por considerá-lo falido e onde os burocratas do governo viviam num mundo irreal, com mordomias que o resto da população não tinha.

  • Assim, numa reunião do Comitê Central do Partido Comunista Chinês (PCC), em agosto de 1966, ele lançou formalmente a Revolução Cultural. "Mao tinha quatro objetivos: corrigir o rumo das políticas do PCC; substituir seus sucessores por líderes mais afinados com o que pensava; assegurar uma experiência revolucionária à juventude chinesa; e tornar menos elitistas os sistemas educacional, cultural e de saúde".

- Período de Modernização

 Em 1976, após a morte de Mao, Deng Xiaoping assume o poder. São lançadas as Quatro Grandes Modernizações:
  • indústria, agricultura, ciência e tecnologia e Forças Armadas
  • criadas as Zonas Econômicas Especiais para empresas estrangeiras.
  •  

ECONOMIA - Com mais de 1,3 bilhão de habitantes, a China é a segunda maior economia do mundo. Em 2010 o Produto Interno Bruto (PIB) chinês terminou o ano com um crescimento de 10,3%, totalizando 5,87 trilhões de dólares. Faz parte do BRICS.

Atualmente a China é um dos países que mais cresce no mundo, no contexto econômico, industrial, financeiro, está prestes a se tornar uma potência mundial.

Em recursos minerais, a China ocupa um lugar de destaque no cenário mundial, esse fator é importante para o abastecimento das indústrias e contribui para o crescimento econômico do país.

O principal minério chinês é o carvão mineral, sendo o maior produtor mundial, além de ocupar o ranking de sétimo lugar em produção de petróleo, pois corresponde a 4,6% de todo minério fóssil do mundo. Outros minérios importantes e encontrados com abundância: estanho, ferro e alumínio.

Ao longo da costa leste temos as ZEEs onde as transnacionais podem se instalar. Tem incentivo do Estado. Essas ZEEs absorvem conhecimentos tecnológicos das transnacionais garantindo a China uma reforma industrial. A participação do Estado nessas áreas é moderada,


Fontes: Guia do Estudante
              Brasil Escola



Leave a Reply

Subscribe to Posts | Subscribe to Comments

Quem sou eu

Formado pela Universidade Federal Fluminense (UFF)(Licenciatura), Bacharel em Geografia pela Universidade Federal Fluminense (UFF), Curso de extensão em O&M pela Fundação Getúlio Vargas, Pós-graduado em gestão ambiental pela Ferlagos, Professor da rede estadual do Estado do Rio de Janeiro e da rede particular, professor de curso preparatório militar, cursos pré-vestibular.

Artigos populares

Tecnologia do Blogger.

- Copyright © Geografia para todos -Metrominimalist- Powered by Blogger - Designed by Johanes Djogan -