Posted by : Francisco Geo domingo, 13 de junho de 2010

As principais Bacias Hidrográficas do Brasil

Bacia Amazônica

Constituída pelo rio amazonas e seus afluentes, a Bacia Amazônica é a maior bacia hidrográfica do mundo, abrangendo quase todo o norte brasileiro, além de terras da região Centro-Oeste e de outros países como, Bolívia, Colômbia, Equador, Guiana, Peru e Venezuela.

O Rio Amazonas é o maior rio do mundo, detendo o maior volume de água. Possui aproximadamente 6.868 km de extensão. Sua nascente está localizada na Cordilheira dos Andes, no Peru, com o nome de Vilcanota. Em seu percurso pelo Peru recebe também o nome de Marañon, e a partir de seu ingresso no Brasil é chamado de Solimões até o encontro com o rio Negro, onde passa a ser chamado de Amazonas, até a foz. Como recebe água dos dois hemisférios, o rio possui um regime bastante complexo e cheias regulares. É bastante largo, podendo chegar até 10 km em alguns trechos.

O Rio Amazonas é considerado um rio de planície, pois banha a planície do rio Amazonas no Brasil. Também na região brasileira é praticamente todo navegável, pois apresenta uma declividade pouco acentuada, descendo apenas 80m.

Os maiores e mais importantes afluentes do Amazonas são: Javari, Juruá, Purus, Madeira, Tapajós e Xingu, pela margem direita; Japurá, Negro, Trombetas e Jari, pela margem esquerda.

A extensa rede fluvial tem grande importância econômica e social para a população do Norte brasileiro. Importantes cidades amazônicas estão localizadas às margens do rio, que favorece o transporte, a alimentação, a comunicação desse povo.

Bacia Tocantins-Araguaia

Esta bacia pertence somente ao Brasil, sendo considerada a maior bacia brasileira. É constituída pelos rios que nascem na Região Centro-Oeste, especialmente o rio Tocantins, que nasce em Goiás.

Os principais afluentes da Bacia Tocantins-Araguaia são os rios do Sono, Palma e Melo Alves, que estão situados na margem direita do rio Araguaia, que tem sua nascente na serra das Araras, em Mato Grosso.

Bacia do Rio Paraná

Está localizada na porção central do Planalto Meridional. O principal rio é o Paraná que é considerado um rio de planalto, por isso freqüentemente ocorrem desníveis em seu leito.
Os principais afluentes do rio Paraná no Brasil são: Tietê, Paranapanema, e Iguaçu.
O rio Paraná apresenta um regime que está sujeito ás chuvas, as cheias ocorrem de dezembro à março, e as vazantes de junho à setembro.

Bacia do Rio Paraguai
Corresponde a uma área de 345.701 km2, tendo como seu principal rio o Paraguai, que é considerado um rio de planície com aproximadamente 2.000 km de extensão. A planície tem um desnível pouco acentuado, e em consequência disso a rede hidrográfica apresenta uma séria complicação no escoamento durante o verão, período na qual as chuvas são predominantes, causando grandes inundações na região.

Os principais afluentes deste rio estão na margem direita, são eles: Pilcomayo e Bermejo.

Bacia do Rio Uruguai

A afluência dos rios Canoas, em Santa Catarina e Pelotas, no Rio Grande do Sul forma a bacia do Uruguai, que ocupa uma área de 178.235 km2.

O Rio Uruguai é o mais importante, porém é pouco utilizado no transporte e na geração de energia, servindo de fronteira entre o Brasil e a Argentina, e entre a Argentina e o Uruguai. Seus afluentes pela margem esquerda são: Ijuí, Piratini e Ibicuí; e pela margem direita podemos encontrar os rios Xapecó e Paperiguaçu.

Bacia do Rio São Francisco

Está localizada na parte centro-oriental do Planalto Brasileiro, abrangendo uma área de 631.133 km2; é uma bacia totalmente brasileira. O Rio São Francisco é o principal com uma extensão de 4.133 km. Seus afluentes pela margem direita são: Paraopeba, das Velhas e Verde Grande; e pela esquerda são: Indaiá, Abaeté, Paracatu, Carinhanha e Grande.
Podemos destacar como as mais importantes hidrelétricas do São Francisco: Três Marias, Sobradinho, Paulo Afonso e Luís Gonzaga (Itaparica e Xingó).


Você consegue imaginar a crise social, política e econômica que ronda um país ameaçado pela falta de energia?

A energia é um bem comerciável, variado e indispensável, sem o qual não se consegue realizar nenhuma atividade mecânica, térmica e elétrica. Ela é responsável pelo progresso econômico e bem-estar social de todo e qualquer país. Por isso, podemos afirmar que o setor energético é considerado estratégico e está diretamente ligado à geopolítica.

Quase noventa por cento da energia consumida no mundo provém de fontes energéticas não renováveis e poluidoras, como o carvão, o petróleo, o gás natural ou o urânio.

Alguns países usam em maior escala as fontes de energia renováveis, como a luz solar, a força dos ventos e das águas correntes. O Brasil é um bom exemplo, pois adota a hidroeletricidade como modelo energético, ou seja, a maior parte da energia consumida no país é produzida por usinas hidrelétricas.
Atualmente, de acordo com a Agência Nacional de Energia Elétrica (ANEEL), em nosso país operam 158 usinas hidrelétricas, dentre elas destaca-se a Usina Hidrelétrica Itaipu Binacional .
Uma usina hidrelétrica pode ser definida como um conjunto de obras e equipamentos cuja finalidade é a geração de energia elétrica, por meio do aproveitamento do *potencial hidráulico existente num rio.
A geração hidrelétrica está associada à vazão do rio, isto é, à quantidade de água disponível em um determinado período de tempo e à altura de sua queda. Quanto maiores são os volumes de sua queda, maior é o seu potencial de aproveitamento na geração de eletricidade. A vazão de um rio depende de suas condições geológicas, como largura, inclinação, tipo de solo, obstáculos e quedas. É determinada ainda pela quantidade de chuvas que o alimentam, o que faz com que sua capacidade de produção de energia varie bastante ao longo do ano.

Leave a Reply

Subscribe to Posts | Subscribe to Comments

Quem sou eu

Formado pela Universidade Federal Fluminense (UFF)(Licenciatura), Bacharel em Geografia pela Universidade Federal Fluminense (UFF), Curso de extensão em O&M pela Fundação Getúlio Vargas, Pós-graduado em gestão ambiental pela Ferlagos, Professor da rede estadual do Estado do Rio de Janeiro e da rede particular, professor de curso preparatório militar, cursos pré-vestibular.

Artigos populares

Tecnologia do Blogger.

- Copyright © Geografia para todos -Metrominimalist- Powered by Blogger - Designed by Johanes Djogan -